A falta de mineralização para o gado de leite gera prejuízos e, portanto, economizar na suplementação animal pode não ser uma boa ideia.
Sabe o barato que sai caro? Isso acontece quando o gado sofre com alguma deficiência que não está sendo suprida.
Ao invés de economizar nos investimentos em suplementos minerais, é interessante suprir essa demanda. De modo que, a produção possa ser aumentada e isso gere lucro.
Para explicar melhor os prejuízos da falta de mineralização para o gado, reunimos alguns apontamentos! Continue lendo e confira mais a respeito, para sanar suas dúvidas.
A importância da mineralização para o gado de leite
Os nutrientes minerais são responsáveis por compor 5% do corpo do animal. Pode parecer pouco, mas os minerais são responsáveis pela estrutura dos músculos, sendo indispensável para o bom funcionamento do organismo de seu gado.
Quando existe uma falta de minerais, os nutrientes em geral se tornam menos disponíveis para seu animal. E isso diminui aos poucos a capacidade de produzir leite.
Podendo ser revertido com a suplementação adequada. Melhorar a alimentação e suplementação de seus animais é garantia de nutrição de qualidade.
De modo que, a falta de mineralização será revertida, minimizando o risco de problemas em relação a produção leiteira.
Sinais de falta de mineralização para o gado
É interessante destacar que, seus animais demonstram sinais de falta de mineralização. Observar o comportamento de seu gado para identificar alguns sinais, como:
- Alteração de apetite, quando o animal está com problemas de mineralização ele come plástico, pano, terra, madeira e lambem uns aos outros.
- Aspecto doente, é um outro sinal de que o animal está sofrendo com a falta de minerais;
- Fraturas durante o manejo, evidenciando que os ossos estão fracos.
Ao perceber esses sinais em seus animais, é preciso melhorar a alimentação cotidiana deles. De modo que, a situação possa ser revertida e a saúde de seus animais possa ser beneficiada.
Não use suplementação sem cuidados profissionais
É muito natural querer economizar ou reduzir os custos da criação de seu gado. Entretanto, consultar um especialista para adequar a alimentação de seus animais não é um custo.
Na realidade, ter um profissional à frente dessa organização nutricional fará toda a diferença em sua produção.
Com os animais bem nutridos, a qualidade de seu leite tende a melhorar muito, bem como a quantidade produzida.
Portanto, quem acredita que está economizando por não oferecer suplemento mineral para o gado de leite, na verdade está cometendo um grande erro.
Uma vez que, está expondo o animal a uma situação cruel de desnutrição. Bem como, ocasiona perda de dinheiro por causa da produção em déficit.
O ideal é que, como criador você tenha o cuidado de manter a alimentação de seus animais em perfeitas condições.
De modo que, seja possível atingir a máxima produção de leite, bem como, garantir que seus animais tenham um leite de boa qualidade.
Afinal, quando existe falta de nutrientes na alimentação absolutamente tudo é prejudicado na saúde de seu gado. Inclusive a performance na produção de leite.
Qual a melhor suplementação para gado de leite?
Atualmente existe uma ampla gama de suplementos minerais no mercado. E isso acaba confundindo na hora de realizar a compra adequada para seus animais.
Por isso, o ideal é contar com um técnico que possa avaliar a saúde de seu gado e identificar qual suplementação é mais indicada.
Esse tipo de auxílio é útil para que a compra seja assertiva, bem como, exista um uso otimizado de seus recursos.
Com a compra adequada, é possível ter resultados desde o primeiro dia de suplementação de seus animais.
Caso já tenha efetuado a compra de seu suplemento e não tenha percebido melhoras no uso, isso não significa necessariamente que o suplemento escolhido é ruim.
Na realidade, o uso pode estar inadequado em relação a dosagem. O que pode fazer com que, seu animal não tenha a quantidade de minerais suficiente para suprir a necessidade de seu corpo.
Nesse caso, é comum que o animal apresente alguma melhora, mas que não seja significativa. Esse é um sinal de que a suplementação está inadequada.
Buscar orientação técnica em relação ao uso de suplementos minerais é a melhor maneira de realizar o máximo aproveitamento da suplementação.
De modo que, seja verdadeiramente possível ter excelentes resultados a partir da inserção de suplementos em todas as fases de vida de seus animais.
Assim, eles conseguem atingir os melhores resultados possíveis, tendo um bom desenvolvimento e uma excelente produção de leite.
O gado precisa de suplementação em diferentes etapas da vida
É importante destacar que, seu gado precisa de suplementação mineral adequada em diferentes momentos de sua vida.
Ainda durante a infância, os animais precisam de suplementação mineral para que possam se desenvolver de forma plena.
Isso é indispensável para que o gado seja um bom reprodutor ou bom leiteiro. Com o avanço da idade, o animal precisa continuando usar suplementos em sua alimentação.
Tendo em vista que, somente a ração por melhor que seja pode não ser suficiente. Fazendo com que o rendimento do animal caia.
Vale a pena se reunir com sua equipe técnica e avaliar qual é o melhor custo benefício, encontrando os produtos de mais alta qualidade com os preços mais acessíveis para seus animais.
Afinal, quem cuida bem de seus animais leiteiros tende a ter mais lucro ao longo de todo o ano. Evitando problemas de saúde nos animais e a perda de qualidade do leite.
A utilização de suplementação mineral é indispensável para a perpetuação da atividade leiteira. Mesmo precisando prestar atenção à qualidade do suplemento e quantidade ofertada ao animal, suplementar é uma tarefa simples e possível em todas as criações.
Portanto, vale a pena realizar esse investimento visando minimizar a possibilidade de prejuízos. Uma vez que, a não suplementação pode desencadear perdas financeiras significativas pela baixa produção de leite de seus animais. E agora que você já sabe da importância da mineralização para seu gado de leite, não deixe de contar com os melhores produtos para seu gado.