É comum cometer esse tipo de erro e muitas vezes, o criador sequer percebe que está cometendo um erro. Entretanto, esse é um equívoco que reduz sua margem de lucro com a criação de seus animais.
E nós vamos te explicar o que precisa ser feito para corrigir a alimentação de seu gado o quanto antes. Seja em relação ao cuidado de animais para corte ou gado leiteiro.

Ração para rebanho: toda ração requer suplementação mineral?
Sim! Todo rebanho alimentado com ração, seja qual for a marca de ração, precisará de reposição de suplementos minerais.
Isso ocorre por uma série de fatores, que não necessariamente indicam falta de qualidade na ração escolhida para alimentar seus animais.
Na realidade, o conjunto de fatores que compõe a alimentação de seu animal, não permite que ele ingira diariamente todos os nutrientes necessários.
Mesmo quando existe a combinação entre ração e pastagem como forma de alimentar seu gado. Por isso mesmo, é preciso incluir na rotina alimentar a suplementação mineral de qualidade.
Quais são os riscos de não oferecer suplementação mineral?
É importante saber que, existem riscos relacionados ao fato de não oferecer a suplementação mineral adequada aos seus animais.
E os riscos não se limitam à saúde de seu animal. Na realidade, os riscos também estão associados a menor produtividade, proporcionando prejuízos financeiros.
Portanto, quando você economiza na suplementação de seus animais, na realidade não está gerando uma economia efetiva.
Uma vez que, seu gado irá oferecer um menor rendimento e isso vai atrapalhar seus possíveis ganhos. Seja em relação ao gado de corte ou ao gado leiteiro.
Os minerais são fundamentais para que o animal apresente um desenvolvimento pleno, sendo suficiente para que em todas as fases da vida de seu gado ele apresente a melhor performance.
E isso está associado não só a capacidade de produção, mas a sua saúde. Uma vez que, o gado mal nutrido apresenta fraturas e outros problemas.
É comum perceber que o animal que não está adequadamente nutrido começa a lamber um ao outro. Bem como, consome tudo que vê pela frente, mastigando terra, plástico e outros produtos que podem causar problemas.
Qual a maneira correta de inserir suplementação mineral na rotina animal?
De nada adianta sair correndo para comprar o primeiro suplemento mineral disponível. É preciso consultar um técnico de sua confiança para que ele analise a necessidade de seus animais em específico.
Tendo em vista que, cada realidade de criação requer a adequação de nutrientes que são oferecidos para aqueles animais em específico.
O técnico irá orientar toda a equipe que cuida dos animais a fazer a alimentação da melhor maneira possível. Evitando assim, que alguns animais comam mais que outros ou ocorra a síndrome do cocho vazio, por exemplo.
É possível contornar situações que são difíceis de lidar tendo o apoio técnico necessário. Desde que, o criador entenda de uma vez por todas que esses investimentos são realmente necessários.
Investir corretamente é a melhor maneira de potencializar seus lucros e manter o gado saudável. Para isso, é importante contar com apoio técnico e profissionais qualificados na criação.
Bem como, contar com bons produtos que realmente entregam aquilo que está descrito em sua embalagem. Dessa forma, é possível ter resultados confiáveis em relação aos seus investimentos.
Afinal, comprar uma ração ou suplemento que oferece maior biodisponibilidade objetiva justamente que o animal tenha a melhor alimentação possível.
E isso não é atingido quando a empresa que fabrica o produto não é coerente na qualidade descrita em sua embalagem.
Portanto, além de escolher bons produtos é importantíssimo que você aposte na confiabilidade dos produtos.
Uma vez que, de nada adianta investir em rações ou suplementos caros que não entregam verdadeiramente o que prometem.
Como saber se meu rebanho precisa de suplementação mineral?
Por melhor que seja a alimentação oferecida ao seu rebanho, os animais sempre precisam de suplementação mineral, desde seu nascimento.
E quando essa suplementação não é oferecida, os sinais são emitidos pelos animais. Desde a baixa capacidade produtiva, até a dificuldade de desenvolvimento e ganho de peso.
Aumentar a oferta de ração não é o suficiente nesses casos. Uma vez que, o animal só comerá o suficiente para se sentir saciado. E mesmo assim, não haverá a biodisponibilidade de todos os nutrientes necessários para que o animal atinja seu máximo potencial.
Por isso mesmo, o ideal é sempre investir na suplementação de qualidade. De modo que, o investimento traga o retorno esperado.
Sempre utilizando obviamente, a suplementação na dosagem necessária para a rotina de seus animais. Considerando o que eles consomem, a raça e outros fatores para definir qual a melhor opção de refeição.
Quando os resultados da suplementação começam a aparecer?
Desde o momento em que os animais passam a receber uma suplementação adequada, já se torna possível perceber os primeiros sinais de que a alimentação está trazendo bons resultados.
Já no primeiro dia é possível perceber que os animais estão reagindo bem a suplementação. Com o passar de alguns dias a produtividade de leite, por exemplo, aumenta.
Assim como a facilidade que o animal demonstra em ganhar peso e se desenvolver normalmente para sua faixa etária.
Nós temos linhas completas de produtos para cuidar de seu gado. De forma que, os resultados obtidos sejam os melhores possíveis.
Garantindo aos animais uma nutrição de qualidade, que se reflete na performance que eles oferecem em relação a produção.
Justamente para que seu investimento traga resultado e seja possível manter uma boa margem de lucro com o seu rebanho atual.
Perca o medo de investir! Certamente, seus resultados vão melhorar significativamente com os investimentos corretos. Deixar de nutrir adequadamente seus animais é o principal fator que desencadeia perdas financeiras, sem que você sequer perceba isso. A sua baixa produtividade provavelmente é relacionada aos investimentos equivocados que está fazendo. Portanto, reveja seu plano de compras e cuidados com o rebanho para obter melhores resultados.